30 Agosto, 2022 In Dicas By dfhfwrtvweqwhk

Síndrome respiratória dos animais braquicéfalos

Os animais de focinho curto ou achatado, os chamados braquicéfalos, apresentam um conjunto de particularidades anatómicas, entre elas, o estreitamento das narinas, o alongamento do palato mole e hipoplasia da traqueia (traqueia de diâmetro reduzido).

Estas características, muitas vezes, levam a problemas respiratórios que variam de acordo com o animal em questão e da gravidade de cada caso.  Os sinais clínicos mais comuns da síndrome respiratória dos animais braquicéfalos são: roncos, ruídos ao respirar, respiração rápida, dificuldades respiratórias, tosse e intolerância ao exercício. Esta condição pode ser agravada em cães que sofrem de obesidade ou de alergias.

Os cães braquicéfalos, como por exemplo o Boxer, o Bulldog, o Pug, Boxer, o Boston Terrier e o Shih Tzu são também mais suscetíveis aos golpes de calor.

Em casos graves recomenda-se uma cirurgia de correção para facilitar a passagem do fluxo de ar através das vias respiratórias, aliviando os sinais descritos.

 Se o seu animal de estimação apresenta dificuldades respiratórias, uma cor azulada nas mucosas ou desmaia pela falta de oxigénio, deve levá-lo imediatamente ao seu veterinário.

No Hospital Veterinário Central Caldas da Rainha Cão de Ló disponibilizamos aos nossos pacientes um acompanhamento dedicado e profissional para resolver estas e outras situações que possam surgir. Contacte-nos através do 262 824 057 para mais informação. 

No Comments

Your email address will not be published.