27 Fevereiro, 2020 In Dicas, Lifestyle By Cão de Ló

O cio nas gatas e gatos

Com o aumento das horas de sol, passa a ser comum ouvirmos miados muito específicos a vir das nossas gatas bem como reacções excessivamente amorosas da sua parte. Se for este o caso é porque a sua gata está no período de cio – e biologicamente preparada para reproduzir com um macho.

Outros fatores como a raça/peso e o contacto com outras gatas em cio podem despoletar este fenómeno que pode acontecer mais do que uma vez por ano (nunca continuamente). Nos dias anteriores ao cio, o corpo da gata prepara-se para receber o macho e portanto é expectável que esteja mais afetuosa ou até nervosa. O período do cio é caracterizado por miados longos e “chorosos” e horas passadas a rebolar-se no chão. Este comportamentos acontecem para atrair um macho mas também ajudam a acalmar o instinto reprodutor da gata. Se a gata não for fecundada, depois de alguns dias irá relaxar e voltar ao comportamento normal. Se tiver tido contacto com machos e engravidar, avisamos que a sua gata poderá voltar a entrar no cio apenas um mês depois de dar à luz aos seus gatinhos.

O cio nas gatas pode resultar em algumas semanas de stress, tanto para o animal como para o tutor. No caso dos gatos, o processo é diferente. Os machos não têm ciclos definidos mas os seus comportamentos dependem da presença de gatas em cio nas redondezas. Ficam inquietos, os seus comportamentos de marcação de território aumentam e podem mesmo tentar fugir para acasalarem. É uma altura onde existem também brigas frequentes com outros machos portanto é importante verificar se o seu gato volta para casa a coxear ou com feridas resultantes das lutas. Vírus como o FIV e o FELV podem até ser transmitidas nestas situações e portanto aconselhamos todos os tutores a trazerem os vossos animais ao nosso hospital caso reparem que tenha andado em brigas com outros machos.

A esterilização é uma opção segura que torna o seu animal infértil e elimina os comportamentos de cio. Se está a considerar esta opção para o seu animal de estimação, visite o nosso hospital onde os nossos médicos vão-lhe explicar como será a vida do seu animal pós-esterilização.