Sabia que os lírios são altamente tóxicos para os gatos?
Estas flores lindíssimas, muito comuns quando o clima começa a aquecer e nesta altura da Páscoa, são perigosas se ingeridas, incluindo o caule, as folhas, as pétalas e, até mesmo, o pólen.
Os gatinhos são mais propensos a serem “vítimas” desta planta, já que adoram explorar e brincar com tudo. Já os gatos mais velhos, são geralmente afetados pelo pólen da planta. O pó amarelo que as mesmas libertam, pode espalhar-se facilmente por toda a casa, entrar em contacto com o pelo ou patas do gato e, posteriormente, ser ingerido quando o gato se lamber.
A ingestão desta planta, por menor que seja a quantidade, pode causar graves danos na saúde do seu gato, tais como: letargia, vómitos, falta de apetite, diarreia, desidratação, sede, micção, insuficiência renal e convulsões. Pode mesmo ser fatal!
Caso se dê conta de que o seu gato comeu alguma parte do lírio ou se apresentar algum dos sintomas acima descritos, não hesite em trazê-lo à clínica para que possamos começar imediatamente o tratamento. Se o gato afetado não for tratado a tempo, as hipóteses de recuperação podem ser mínimas.
Em caso de emergência, contacte-nos para o 262 824 057 / 911 010 994. ?
No Comments