As doenças gastrointestinais são um motivo frequente de visitas ao veterinário. Podem ser causadas tanto por algo simples como o seu cão ter comido algo que não devia, por exemplo, como por problemas mais complicados como a dilatação e torção gástrica.
E é sobre dilatação e torção gástrica que vamos falar hoje. Como o nome indica, nesta doença, o estômago dilata com gás, podendo torcer sobre si próprio, causando problemas na circulação sanguínea, dificuldades respiratórias e outras complicações graves.
Numa fase inicial, pode notar os seguintes sinais:
- Distensão abdominal
- Mal-estar e inquietação, que progride para letargia e colapso
- Salivação excessiva com tentativas de vómito
Se reconhecer estes sinais no seu cão, entre em contacto connosco imediatamente – esta é uma situação de urgência e potencialmente fatal que deve ser tratada com a maior brevidade possível ⚠
Sabe-se que cães de raças grandes e gigantes e cães de peito profundo estão mais predispostos a sofrer de dilatação e torção gástrica. Felizmente, é possível prevenir a sua ocorrência através da gastropexia preventiva.
Este é um procedimento cirúrgico simples em que fixamos o estômago na sua posição anatómica para evitar que torça. É realizado por laparoscopia, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que recorre ao uso de equipamento específico que nos permite aceder à cavidade abdominal através de incisões muito pequenas, facilitando a recuperação do animal.
Para mais informações acerca desta intervenção, não hesite em contactar o Hospital Veterinário Central Caldas da Rainha Cão de Ló para o 262 824 057! ?
? Siga-nos nas nossas redes sociais e fique a par de todas as novidades!
Facebook | Instagram
No Comments