26 Outubro, 2021 In Dicas, Lifestyle By dfhfwrtvweqwhk

Ácaros dos ouvidos em gatos

Existem muitos tipos de ácaros que podem viver nas orelhas dos gatos, mas os mais comuns são os Otodectes cynotis. Estes parasitas microscópicos infetam o ouvido externo do animal, causando dor, prurido e infeções.

O ciclo e vida destes ácaros é de aproximadamente 3 semanas e ocorre inteiramente dentro da orelha do animal.

O Otodectes cynotis pode ser encontrado em gatos, cães, coelhos e furões e é altamente contagioso, uma vez que a transmissão dá-se facilmente através do contacto direto com outro animal infetado. As infestações são mais comuns em gatinhos pequenos e jovens.

Os gatos com ácaros nos ouvidos tendem a sacudir constantemente a cabeça, coçam excessivamente as orelhas e muitas vezes acabam por fazer ferida. Geralmente, segregam uma quantidade anormal de cera que pode ser preta ou castanha escura. Em muitos casos, pode-se também perceber um mau cheiro vindo dos ouvidos.

Estes ácaros podem levar a infeções mais graves na pele e nos ouvidos dos animais, caso não sejam devidamente tratados.

No Hospital Veterinário Central Caldas da Rainha Cão de Ló dispomos de uma equipa de profissionais com grande experiência, assim como equipamentos avançados para diagnosticar este tipo de problemas. Contacte-nos através do telefone 262 824 057 e peça mais informações. 📞

No Comments

Your email address will not be published.