Os nossos gatos estão cada vez mais fofos! Mas, nem sempre, no melhor sentido da palavra… Assim como nas pessoas, tem-se verificado um aumento na taxa de obesidade nos animais de estimação e, com ela, aumenta também o risco de desenvolvimento de várias doenças.
A diabetes mellitus é um bom exemplo, tendo em conta que o aumento da gordura corporal causa alterações metabólicas que podem tornar as células resistentes à insulina resultando, em alguns casos, em diabetes.
Gatos mais velhos, animais castrados e os que têm à sua disposição comida e/ou snacks indiscriminados são os que correm maior risco de ter um peso excessivo.
No entanto, independentemente do seu gato ser de maior risco ou não, é importante que esteja sempre atento ao seu peso, tendo em conta que é comum, numa fase inicial, o aumento de peso passar despercebido.
Lembre-se: é mais fácil manter os seus gatos num peso saudável do que ajudá-los a emagrecer!
Caso tenha alguma dúvida, não hesite em contactar o Hospital Veterinário Central Caldas da Rainha – Cão de Ló. É importante que não tente iniciar nenhum plano de perda de peso para os seus animais sem orientação veterinária!
No Comments