24 Agosto, 2021 In Dicas By dfhfwrtvweqwhk

Toxoplasmose: Gatos e grávidas

A toxoplasmose é uma infeção parasitária que afeta os gatos e pode também ser transmitida aos seres humanos. Geralmente esta infeção passa despercebida, pois os sintomas são frequentemente confundidos com uma gripe ligeira. No entanto, pode representar um perigo para mulheres grávidas ou para pessoas com um sistema imunitário debilitado.

Os gatos com toxoplasmose eliminam temporariamente oocistos de Toxoplasma nas fezes. Estes oocistos são formas parasitárias minúsculas que se tornam infetantes (capazes de infetar um novo organismo) cerca de 1 a 5 dias após a exposição ao meio ambiente. No entanto, os seres humanos só podem ser infetados caso ingiram estes oocistos e bastam algumas medidas de para o risco de contágio ser mínimo. Quer saber quais são? 

🐱 Limpe a caixa de areia do seu gato diariamente, usando luvas e lavando cuidadosamente as mãos no final. Se estiver grávida ou com o sistema imunitário enfraquecido, pode pedir a alguém que o faça por si. Desinfete regularmente a caixa de areia

🐱 Evite comer carne crua ou mal cozida, enchidos e produtos lácteos não pasteurizados

🐱 Lave e desinfete todas as superfícies e utensílios utilizados na confeção de alimentos

🐱 Lave as mãos com sabão antes e após manusear qualquer alimento

🐱 Use luvas no jardim ou na horta e desinfete sempre a fruta e os legumes que vai consumir sem cozinhar (existem produtos adequados para a desinfeção de vegetais)

Sabia que é mais provável ser contagiada pelo parasita se ingerir alimentos contaminados mal cozinhados ou se levar as mãos à boca, enquanto está a mexer na terra (durante tarefas de jardinagem, por exemplo), do que através do contacto com o seu gato?

 Caso ainda tenha dúvidas sobre este assunto, não hesite em contactar o Hospital Veterinário Central Caldas da Rainha Cão de Ló para o 262 824 057. 📞

No Comments

Your email address will not be published.