11 Abril, 2022 In Dicas By dfhfwrtvweqwhk

Os lírios são tóxicos para os gatos. Todas as partes são venenosas!

Sabia que os lírios são altamente tóxicos para os gatos?

Estas flores lindíssimas, muito comuns quando o clima começa a aquecer e nesta altura da Páscoa, são perigosas se ingeridas, incluindo o caule, as folhas, as pétalas e, até mesmo, o pólen.

Os gatinhos são mais propensos a serem “vítimas” desta planta, já que adoram explorar e brincar com tudo. Já os gatos mais velhos, são geralmente afetados pelo pólen da planta. O pó amarelo que as mesmas libertam, pode espalhar-se facilmente por toda a casa, entrar em contacto com o pelo ou patas do gato e, posteriormente, ser ingerido quando o gato se lamber.

A ingestão desta planta, por menor que seja a quantidade, pode causar graves danos na saúde do seu gato, tais como: letargia, vómitos, falta de apetite, diarreia, desidratação, sede, micção, insuficiência renal e convulsões. Pode mesmo ser fatal!

Caso se dê conta de que o seu gato comeu alguma parte do lírio ou se apresentar algum dos sintomas acima descritos, não hesite em trazê-lo à clínica para que possamos começar imediatamente o tratamento. Se o gato afetado não for tratado a tempo, as hipóteses de recuperação podem ser mínimas.

Em caso de emergência, contacte-nos para o 262 824 057 / 911 010 994. 📞

No Comments

Your email address will not be published.