4 Agosto, 2020 In Dicas, Lifestyle By dfhfwrtvweqwhk

O que é a Leishmaniose?

Já ouviu falar de Leishmaniose? 🐶

A Leishmaniose é causada por um parasita microscópico de nome Leishmania infantum. Este parasita chega até aos nossos patudos ao ser transmitido pela picada de um flebótomo (um tipo de mosquito).

Desta forma, uma das maneiras de mantermos os nossos amigos protegidos contra a Leishmaniose é mantendo a sua desparasitação externa atualizada. No entanto, nem todos os desparasitantes externos tem uma ação repelente que permite manter o flebótomo bem longe.

O ideal, é recorrer também a outras opções para manter os nossos patudos protegidos, nomeadamente através da vacinação ou medicação preventiva.

A prevenção da Leishmaniose é extremamente importante não só por esta ser uma doença endémica no nosso país, mas também por não ter cura e, infelizmente, ser progressiva e fatal.

A Leishmaniose afeta todos os órgãos, porém os sintomas da doença bastante não são muito específicos. Numa fase inicial, pode manifestar-se de maneira subtil, através de lesões na pele e um crescimento anormal das unhas. À medida que a doença vai progredindo, pode-se verificar perda de peso, letargia, aumentos dos gânglios linfáticos, lesões oculares, aumento da produção de urina, vómito e diarreia.

Se não tem a certeza se o seu animal está devidamente protegido, não hesite em contactar o Hospital Veterinário Central Caldas da Rainha – Cão de Ló para o +351 911 010 994 ou  +351 262 824 057! 📞

No Comments

Your email address will not be published.