2 Junho, 2021 In Dicas, Lifestyle By dfhfwrtvweqwhk

O meu gato faz as necessidades fora da caixa. E agora?

Os gatos são animais naturalmente limpos e que aprendem rapidamente a usar a sua caixa de areia. Por isso, caso o seu gato comece a fazer as necessidades fora do local certo, é muito importante que entre em contacto com o seu veterinário de confiança para que possa investigar a causa deste comportamento.

👉 A micção inadequada pode ocorrer devido a razões médicas, como urolitíase, doença renal crónica, infeções do trato urinário, diabetes mellitus, hipertireoidismo, artrite, cistite idiopática felina, incontinência urinária e neoplasia.

➡ Pode também estar associada a comportamentos de marcação de território, a distúrbios psicológicos (fobias, ansiedade e depressão), assim como a fatores primários, ambientais ou sociais.

O facto de ser constantemente incomodado por um cão ou assustar-se com ruídos altos de cada vez que tenta usar a caixa de areia, podem ser motivos para deixar de a usar totalmente. Alguns gatos tendem também a evitar a sua caixa de areia quando as mesmas são utilizadas por mais do que um gato. 

Ter um gato que faz as suas necessidades no local apropriado pode tornar-se numa verdadeira dor de cabeça para os proprietários. No entanto, punir o gato ou castigá-lo não resolverá o problema. Este tipo de abordagem apenas fará com que o gato escolha outro sítio (também pouco apropriado) para fazer as suas necessidades. Para além disso, pode gerar stress, ansiedade e medo.

A maneira mais eficaz de resolver este problema, é encontrar a causa e resolvê-la. Contacte-nos para o 262 824 057, podemos ajudar! 📞

👉 Siga-nos nas nossas redes sociais e fique a par de todas as novidades!
Facebook | Instagram

No Comments

Your email address will not be published.